O que é psicoterapia?

Psicoterapias são métodos de tratamento destinados aos problemas psicológicos ou que utilizam intervenções psicológicas para auxiliar na resolução ou atenuação de outras condições . O profissional que é habilitado a avaliar, oferecer e implementar a psicoterapia é o psicoterapeuta. As diferentes psicoterapias podem ser classificáveis a partir de diversos pontos de vista, os mais comuns são a partir do (1) sujeito a que se vai oferecer a intervenção, da (2) tecnologia da intervenção e (3) do enquadramento e ambiente da intervenção.

O sujeito que vai ser submetido a psicoterapia pode ser um indivíduo, a psicoterapia pode se destinar também à família do indivíduo, pode se destinar a um grupo, pode se destinar aos pais do indivíduo, entre outros sujeitos.  As psicoterapias podem utilizar tecnologias de manejo do ambiente, de hipnose ou relaxamento ou meditação, de orientação psicanalítica, de natureza física e psicofarmacológica, de natureza comportamental e cognitiva, entre outros. O ambiente pode ser o consultório, o trabalho, a escola, o ambiente natural. De acordo com as intervenções que são escolhidas, as terapias podem atingir o seu objetivo mais rapidamente ou podem necessitar anos até atingir o seu objetivo, algumas intervenções exigindo frequência maior do que outras.

A psicoterapia pode ser indicada para o tratamento de doenças ou sintomas mentais, como transtornos de humor, transtornos da ansiedade, esquizofrenia, entre outras. Pode auxiliar no tratamento de condições clínicas como o tabagismo, a obesidade, a dor. Pode auxiliar no desenvolvimento pessoal de uma maneira mais ampla através do autoconhecimento. Pode auxiliar na resolução de conflitos escolares, como as questões do bullying e da inclusão. Pode auxiliar na resolução de conflitos no trabalho, como as doenças profissionais e a rotatividade de profissionais.

São muitas as situações em que as psicoterapias são úteis. Entretanto, o preconceito muitas vezes impede que pessoas que poderiam se beneficiar muito busquem ajuda. Não seja uma delas!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: